ENEARQ SALVADOR

de 27 à 31 de Julho de 2015

Turismo








Primeira capital do Brasil, Salvador reúne o presente e o passado em perfeita harmonia e, levando-se em conta a topografia da cidade - dividida em Alta e Baixa – fica fácil mapeá-la e vislumbrar os atrativos escancarados em cada esquina. 


É na parte alta que fica o colorido Pelourinho, bairro histórico e tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Em suas ruas e vielas estão centenas de casarões dos séculos 17 e 18 que abrigam de museus a terreiros de candomblé, além de templos católicos que atraem estudiosos do mundo todo – é o caso da igreja de São Francisco, considerada a obra barroca mais rica do país.


Para chegar à parte baixa de cidade é preciso entrar, literalmente, em um dos cartões-postais de Salvador: o Elevador Lacerda, que faz a ligação entre os dois pontos. Uma vez à beira-mar, explorar as praias é fundamental. Entre as urbanas, Porto da Barra é a mais democrática e movimentada. 

Afastadas do Centro, Itapuã, Stella Maris e Flamengo têm águas limpas e trânsito intenso nos fins de semana. No meio do caminho, o bairro do Rio Vermelho reúne os boêmios e os fãs dos mais famosos acarajés de Salvador, preparados pelas baianas Dinha e Regina


No quesito gastronomia, aliás, as ofertas vão muito além do bolinho recheado com vatapá e camarão seco. As receitas típicas, que mesclam com perfeição ingredientes indígenas, africanos e portugueses, levam à mesa delícias como bobó, moqueca e caruru, sempre perfumados pelo azeite-de-dendê.

Centro Histórico de Salvador





O Centro Histórico de Salvador compreende a área histórica da cidade de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia. Abrange áreas dos bairros do Pelourinho, da  e do Pilar. A via principal de acesso é a tradicional Rua Chile, que inicia na Praça Castro Alves e termina na Praça da Sé.


A região é extremamente rica em monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX. Isso porque Salvador foi a primeira capital colonial do Brasil e a cidade é uma das mais antigas do Novo Mundo (fundada em 1549 por colonizadores portugueses). 

Igreja Nosso Senhor do Bonfim


Igreja Nosso Senhor do Bonfim é um templo católico, está localizada na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, em Salvador, no Brasil. É lá que são distribuídas as famosas Fitinhas do Bonfim

Porto da Barra


A praia do Porto da Barra está situada no bairro da Barra, banhada pela Baía de Todos os Santos.
Localiza-se no bairro da Barra; limita-se ao sul pela encosta que é formada pela Ladeira da Barra, passando pelo Hospital Espanhol indo até o Farol da Barra, passando pela fortaleza de Santa Maria.
Esta praia possui uma pequena extensão de areia e é bastante frequentada aos fins de semana e feriados, possuindo uma pequenaenseada de ondas calmas e água de temperatura agradável, bastante propício ao banho de mar.

Rio Vermelho


Localizado entre os bairros de Ondina e Amaralina, tendo ao norte o Engenho Velho da FederaçãoSanta Cruz e o Nordeste de Amaralina.
Neste bairro estão situados luxuosos hotéis e pousadas, sendo intensa sua vida noturna.
Conhecido pelo clima boêmio, pelos acarajés de Cira, de Regina e de Dinha, e pela colônia de pescadores, seus moradores comemoram anualmente, no dia 2 de fevereiro, a Festa de Iemanjá, rainha do mar.

Mercado Modelo


O Mercado Modelo localiza-se na cidade de Salvador, estado da Bahia, no Brasil.
Situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais de Salvador, constitui-se em importante atração turística. Diante da Baía de Todos os Santos, é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico/Pelourinho.
Abriga duzentas e sessenta e três lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois dos mais tradicionais restaurantes de culinária baiana, o Maria de São Pedro, com oitenta anos de existência e o Camafeu de Oxossi.

Elevador Lacerda


O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Em 8 de dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, cerca de 63 metros de altura.  Localizado na cidade de Salvador, cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Thomé de Souza, na Cidade Alta. Hoje é um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade.
Do alto de suas torres, descortina-se a vista da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e, ao fundo, o Forte de São Marcelo.

Farol da Barra


O Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil.
Torre troncônica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas preta e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.

Farol de Itapuã


O farol de Itapuã ou farol da Ponta de Itapuã é um farol em Salvador, na Bahia, no Brasil. Se situa na praia de Itapuã, no subdistrito deItapuã, a cerca de 23 quilômetros (14 mi) a és-nordeste do farol de Barra.
Trata-se de uma torre troncónica em ferro fundido com 21 metros (69 pé), assente sobre uma base de concreto e ligada à praia por uma ponte também de concreto. O farol está pintado com barras horizontais brancas e vermelhas.
Emite um relâmpago branco a cada seis segundos, com um alcance de 15 milhas náuticas (28 km).


Ponta do Humaitá



Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de sol inesquecível. Conheça um pouco da magia e da história da Ponta de Humaitá.

Para quem quer um fim de tarde imperdível, um bom passeio é para a Ponta do Humaitá, ponto turístico ainda pouco divulgado da península de Itapagipe, cidade baixa. De lá é possível ter uma belíssima vista da cidade. No pátio que invade o mar, tem uma igrejinha, um convento e um farol, de onde temos uma das mais poéticas paisagens marinhas da Baía de Todos os Santos, especialmente no pôr-do-sol. A Ponta do Humaitá fica perto do Forte de Monte Serrat ou São Felipe, construção datada do século XVI, considerado, pelas suas linhas harmoniosas, o mais belo monumento militar da Bahia. Construído a partir de 1583, numa posição estratégica no alto da ponta, foi concluído em 1742, sem modificações em sua planta original. Desde 1993, abriga o Museu da Armaria, com armamentos civis e militares, alguns utilizados pelo Exército no passado. Desse forte se tem a vista mais privilegiada da entrada da Baía de Todos os Santos, vendo-se de um lado Salvador e a Ilha de Itaparica do outro.


Ilha de Itaparica




A Ilha de Itaparica está localizada na Baía de Todos os Santos, pertencente ao estado da Bahia, no Brasil. Abriga dois municípios: Itaparica e Vera Cruz. Tem mais de 36 quilômetros de comprimento, 146 quilômetros quadrados de superfície, sendo habitada por 55 000 pessoas, distribuídas em 35 localidades, constituindo dois municípios.

É a maior ilha marítima do Brasil.

Praia do Forte



O distrito mais badalado da Linha Verde (trecho do litoral baiano ao norte de Salvador) é também o mais bem-estruturado: grandes resorts, pousadas charmosas, bons restaurantes e programas para a família. É na alameda do sol (antiga Avenida ACM), fechada para automóveis, que todos se encontram. No começo dela está o Bar do Souza, com música ao vivo e clima de paquera. Na outra ponta fica o principal Centro de Visitantes do Projeto Tamar no país, excelente atração para crianças.

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment