ENEARQ SALVADOR

de 27 à 31 de Julho de 2015

GT's

GRUPO DE TRABALHO 01

A interdisciplinaridade da atuação dos profissionais de informação em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia: uma abordagem legal e mercadológica.


Coordenação: Thayron Rangel é mestrando em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério de Ciência e Tecnologia em convênio com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Eco/UFRJ), Graduando em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (em curso), Graduado em Biblioteconomia com ênfase em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014), Pós Graduando em Gestão de Documentos e Informação - Teoria e Prática Arquivística pela Faculdade Integrada AVM. É Membro efetivo da Comissão de Estudo de Gestão de Documentos Arquivísticos (CE-014: 000.004) do ABNT/CB-14 - Comitê Brasileiro de Informação e Documentação.
Facilitadores: Ana Lídia Alencar é graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Eldon Luis Batista Neves é graduando em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Com o intuito de confrontar diferentes dialéticas acerca da formação/ atuação dos profissionais em loco, este Grupo de Discussão, objetiva construir, desconstruir e reconstruir os discursos apresentados, a partir da apresentação de dados, informações e relatos de experiência. Sabidamente, a intersecção entre as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, são desde Gutemberg uma problemática que tangencia não só a formação, mas também o fazer profissional. Assim sendo, apresentar-se-á, as diretrizes que alicerçam a formação dos profissionais em loco, a partir dos decretos e leis que regulamentam o exercer das profissões, bem como o escopo do Projeto Político Pedagógico de cada curso de forma sucinta e as reflexividades nos respectivos campos sociais. Demonstraremos por fim, as proposições de cada curso em seus “PPP’s”, debatendo após embasamento informacional, os relatos de experiência apresentados pelos participantes à atuação profissional.






GRUPO DE TRABALHO 02

O incentivo à iniciação científica na Arquivologia: o papel dos professores na inserção do aluno na pesquisa acadêmica.


Coordenador: Cristian Mayko Carvalho da Costa é graduando em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Facilitador: João Paulo Silva é graduando em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O objetivo deste GT é constatar as influências dos rofessores/coordenadores de projetos de iniciação científica dos cursos de Arquivologia na inserção e permanências dos estudantes na pesquisa acadêmica.
Buscando, a priori, mapear todos os projetos de iniciação científica existentes nos cursos de Arquivologia do Brasil e identificar a presença de graduandos em Arquivologia nestes projetos. Em seguida, a partir de dados colhidos por questionários respondidos pelos estudantes identificados, apresentaremos as influências que tiveram pelos professores para adentrarem e permanecerem no caminho da pesquisa científica, com intuito de compreender o grau de importância que o professor possui para o aluno durante sua trajetória de pesquisador dentro da academia.

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário