ENEARQ SALVADOR

de 27 à 31 de Julho de 2015

Oficinas e mini-curso

OFICINA 01

Facilitadora: Prof. Me. Aurora Freixo - Universidade Federal da Bahia

Título: Normalização internacional à serviço dos arquivos: a série ISO-30300".


A oficina tem como objetivo apresentar um panorama da normalização internacional aplicada aos arquivos, em especial as normas da série ISO-30300, que trazem um novo olhar sobre a gestão de documentos inserida no contexto mais amplo da gestão empresarial.



MINICURSO


Facilitador: Prof. Ms. Luiz Eduardo Ferreira da Silva - Universidade Federal do Pará

Título: OS ARQUIVOS E A “CONSTRUÇÃO DE SABERES”: Um devaneio epistemológico da Teoria à Prática a Arquivística.

Diante da evolução em que a Arquivologia vem passando ao longo das últimas décadas é preponderante revisitar as alianças epistemológicas que a Arquivística fez durante esse período. Contudo, é primordial analisar o arquivo como “construção saber”, principalmente na tentativa de ecoar uma discussão em detrimento ao “descaso” em que os arquivos brasileiros são postos.

Objetivo Geral:

Apresentar para a comunidade-alunos de Arquivologia a relevância de entender o Arquivo como “construção de saber” na sociedade contemporânea.

Objetivos Específicos

- Discutir a relação sujeito/Arquivística frente às novas dimensões epistemológicas.
- Mostrar a função epistemológica e social da Arquivologia, e que o Arquivo é um espaço voltado para construção de saberes na contemporaneidade.



OFICINA 02

Facilitadora: Profa. Dra. Alícia Duhá Lose - Universidade Federal da Bahia

Título: "Oficina de Paleografia".


A oficina de Introdução aos Estudos Paleográficos pretende fornecer aos participantes condições de identificar e descrever as características de diversos documentos manuscritos, conhecer os tipos de edição e escolher o mais adequado a cada documento, para tal será apresentada brevemente a história da escrita e seus suportes, tipos de letras e estilos caligráficos e técnicas de edição.



JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário