ENEARQ SALVADOR

de 27 à 31 de Julho de 2015

Submissão de Trabalhos


TRABALHOS APROVADOS



EIXO 01
 

A ÊNFASE PLURALISTA DO CONHECIMENTO ARQUIVÍSTICO: RELAÇÕES TRANSDISCIPLINARES AO PROFISSIONAL DE ARQUIVO.

 
A GUINADA DE UMA ARQUIVOLOGIA SOCIAL: A INFLUÊNCIA DA TEORIA PÓS-CUSTODIAL DE TERRY COOK COMO PRENUNCIO DA SOCIALIZAÇÃO DA ARQUIVÍSTICA, DO ARQUIVISTA E DOS ARQUIVOS.

A INFORMAÇÃO ORGÂNICA ENQUANTO UM OBJETO INTERDISCIPLINAR: AS RELAÇÕES ENTRE A ARQUIVÍSTICA E A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA REPRESENTAÇÃO EM ARQUIVOS.


EIXO 02

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO DOCUMENTAL NO CONSELHO DE MEDICINA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

ENTRE CAL E PEDRA UM DESVANEIO NA GESTÃO DOCUMENTAL: UM OLHAR SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS NO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ (APEP).

GESTÃO DE DOCUMENTOS EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA: OS ACERVOS JURÍDICOS E A DIGITALIZAÇÃO.

DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL ALAGOAS.

A GESTÃO ESTRATÉGICA NO FLUXO DOCUMENTAL NAS INSTITUIÇÕES: O ARQUIVISTA COMO GESTOR NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA.

ANÁLISE DE SOFTWARES LIVRES PARA GESTÃO DOCUMENTAL.

A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E A ARQUIVOLOGIA: UNINDO FORÇAS PARA A MELHOR DIFUSÃO INFORMACIONAL NOS ARQUIVOS PÚBLICOS. 

 EIXO 03 + MONOARQ

O PAPEL SOCIAL DA ARQUIVOLOGIA: A PERCEPÇÃO DOS ARQUIVISTAS NA ERA DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.

RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO ARQUIVÍSTICA: O CASO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS SUPERIORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.

AS DIFERENTES FONTES DE INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DO BLOG OLHAR ARQUIVÍSTICO.

CONSIDERAÇÕES PARA SE PENSAR A PRÁTICA EDUCATIVA NO ARQUIVO MUNICIPAL DE VITÓRIA.

APLICABILIDADE DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA ACERCA DOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A ARQUIVÍSTICA MODERNA.

MEL - MOVIMENTO DO ESPÍRITO LILÁS: UMA TENTATIVA DE GESTÃO DOCUMENTAL ENTRE AS CORES DO ARCO-ÍRIS.

UMA VISITA AO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA – PB, Á LUZ DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO E DOS CONCEITOS DE ACESSIBILIDADE E USABILIDADE.

A SORRIR EU PRETENDO LEVAR A VIDA: O SAMBA CARIOCA E AS LETRAS DE SAMBA DO CARTOLA: UMA ANÁLISE ARQUIVÍSTICA.

EIXO 04

RECUPERAÇÃO DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DA CORTE DE CONTAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

O PAPEL DO ARQUIVISTA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL: UM ESTUDO NO CASO DO ACERVO DOCUMENTAL DO NÚCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

PATRIMÔNIO AFRO-BRASILEIRO NO NORDESTE ORIENTAL: ACERVOS DIGITAIS E EXPERIÊNCIAS NEGRAS NA PARAÍBA.

OS RASTROS DEIXADOS PELO PROJETO FORD: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS PRODUZIDOS PELAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES.

REFLEXOS DA TECNOLOGIA DIGITAL NA PRESERVAÇÃO DE ACERVOS ARQUIVÍSTICOS AUDIOVISUAIS.

O MEMORIAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM SANTA MARIA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E FONTES DOCUMENTAIS DOS TRABALHADORES DE SANTA MARIA E REGIÃO.

PS: As apresentações dos eixos 03+MONOArq e 04 ocorrerão simultaneamente.


Regulamento para Submissão de Trabalhos

TEMA: Arquivologia na Contemporaneidade: Transformações, Desafios e Tendências

EIXO 01 - A Arquivologia e os outros campos do saber: perspectivas teóricas e práticas

Este eixo receberá trabalhos que atendam à questões de cunho teórico/conceitual, tais como a história e o desenvolvimento da área e a elaboração e revisão dos principais conceitos e a discussão sobre novas propostas teóricas e metodológicas de interesse para o Brasil. Aqui abre-se a discussão sobre os métodos utilizados para a realização de pesquisas em arquivologia; o desenvolvimento do conhecimento na área; as teorias arquivísticas e autores da área e reflexões sobre tendências no tratamento de problemáticas ligadas aos arquivos, dentro e fora do campo. Engloba, também, propostas de trabalho sobre as relações da Arquivologia com outros campos, reflexões acerca das possíveis interações interdisciplinares – formais ou não – entre arquivistas e demais pesquisadores, explicitando a importância do conhecimento do arquivista para o desenvolvimento de pesquisas a partir de fontes arquivísticas. Este eixo pretende trabalhar de modo reflexivo o saber arquivístico em geral e suas diferentes acepções e realizações nas graduações e pós-graduações em arquivística do país. 

Eixo 02 - O Arquivista e a gestão arquivística

Este eixo receberá trabalhos acerca das problemáticas relativas à gestão documental no mundo contemporâneo, tendo como base o olhar do arquivista sobre a organização, circulação e representação da informação nos documentos de arquivos. Abarca pesquisas sobre produção do conhecimento a partir de documentos de arquivos; sistemas de arquivo; função do arquivista dentro de instituições públicas e privadas; gestão da documentação nativa digital; gestão de arquivos e repositórios de arquivos e certificação e normas profissionais para a gestão de documentos. Acolhe, também, trabalhos sobre a integração de sistemas de informação e de gestão de documentos dentro das funções tradicionais do arquivista, debate relevante para estudantes e pesquisadores da área. 

Eixo 03 - Desafios contemporâneos à disseminação e acesso à informação arquivística

O eixo em questão acolherá pesquisas sobre os atuais desafios do acesso e disseminação da informação arquivística. Serão avaliados trabalhos sobre usuários de arquivos e de informação arquivística; arquivos e dimensão informacional de entidades públicas e privadas; políticas públicas de acesso e disseminação da informação; lei de acesso à informação e questões relativas a direitos autorais e problemáticas ligadas à privacidade e sigilo de arquivos. Receberá, também, trabalhos sobre digitalização e sobre a questão da perenidade dos documentos digitais para acesso futuro. Acolherá, ainda, trabalhos sobre a implementação e uso de normas de descrição favorecendo o acesso e uniformização das ferramentas de pesquisa. A prática e o conhecimento dessas normas são temáticas importantes para a área, assim como o uso crescente de ferramentas da web social para a difusão de informações arquivísticas e/ou sobre repositórios de arquivo, reabrindo a questão da mediação da informação como papel do arquivista. 

Eixo 04 - Arquivo, Patrimônio e Memória:  elementos para construção da identidade social

O presente eixo contempla trabalhos apresentando linhas de reflexão sobre o papel social do arquivista e, mais especificamente, sobre a função do arquivista frente ao público, pondo em evidência sua importância na sociedade, seja por suas atividades de preservação, seja por suas atividades de avaliação do valor dos documentos para conservação a longo prazo. Abrange trabalhos relacionados a ações culturais em arquivos; arquivos pessoais; arquivos eclesiásticos; restauração; história pública e arquivos das comunidades; arquivos de arte, de artistas e criações artísticas a partir de ou com arquivos e arquivos fotográficos ou audiovisuais. Abarca, também, métodos para garantir a preservação e/ou a reconstituição do contexto original de produção dos documentos e suas diferentes interpretações, assim como as modalidades de transmissão destas informações para o público em ações culturais. O eixo acolherá apresentações de projetos culturais em andamento.


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Serão aceitos:

- Artigos científicos;
- Monografias (MONOARQ)
- Os trabalhos poderão ter até 3 autores.
- Cada autor poderá enviar até DOIS trabalhos, porém em eixos temáticos diferentes.

OBS: Os alunos interessados em apresentar artigos deverão escolher UM entre os quatro eixos temáticos estabelecidos.

Escolhido o eixo temático, siga os passos abaixo:


ENVIO DE RESUMOS

Os resumos enviados devem estar de acordo com a NBR 6028-2003 – Resumos:

O resumo deve ser composto de uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.
Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
O resumo deve apresentar claramente o conteúdo do trabalho/artigo.
Deve informar ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

ESTRUTURA:

Parágrafo único de 100 a 250 palavras (para artigos) e de 100 a 500 palavras (para monografias) em texto contínuo, em fonte Times New Roman, tamanho 10, sem citações ou tópicos, e conter de 03 a 05 palavras-chave.

ENVIO:

O resumo deve ser submetido no cientifica.enearq2015@gmail.com

No corpo do texto NÃO deverá apresentar a identificação do(s) autor(es), deverá constar o título, o resumo e as palavras-chave do trabalho de acordo com as regras estabelecidas acima e de acordo com a NBR 6028:2003.
Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

PARA O SEU RESUMO SER ACEITO E AVALIADO, DEVE ESTAR DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS ACIMA.

NO CASO DE SEU RESUMO NÃO SE ENCAIXAR NO EIXO O QUAL FOI SUBMETIDO E SIM,  EM UM DOS OUTROS EIXOS, ELE SERÁ TRANSFERIDO IMEDIATAMENTE PELO DIRETOR DE MODALIDADE.

  
RESUMOS APROVADOS

Os resumos recebidos pela Comissão Científica serão lidos e avaliados por docentes do curso de Arquivologia da UFBA, em conformidade com os critérios previamente estabelecidos, pertinência e coerência, uso correto da língua portuguesa, inovação e relação com o eixo temático.

O resultado dos resumos aprovados será divulgado no dia 30/04/2015 na página principal do blog.

Os autores que tiverem seus resumos aprovados devem seguir as instruções abaixo para envio dos trabalhos completos.


ENVIO DE ARTIGOS COMPLETOS

Os Artigos ou Monografias devem ser submetidos durante o período 01/05/15 a 30/05/2015 no e-mail da científica: cientifica.enearq2015@gmail.com
 O envio de trabalhos completos deverá seguir a formatação e os encaminhamentos conforme a normas da ABNT abaixo determinadas:

•         NBR–6022:2003 (Apresentação de artigos em publicações periódicas)
•         NBR–6028:2003 (Resumos)
•         NBR–6023:2002 (Referências – elaboração)
•         NBR–10520:2002 (Citações).
•         NBR 6024: 2003 (Numeração Progressiva)

O trabalho completo será avaliado, e caso necessite de alguma normalização será devolvido ao autor para as providências cabíveis.

A indicação de autoria deve ser inserida no corpo do trabalho apenas na versão final, a ser enviada no período de 20/06/2015 a 30/06/2015.


APRESENTAÇÃO:

Use background e texto de acordo com o padrão estabelecido pela Comissão Científica;
Evite textos só com letras maiúsculas;
O texto do slide não deverá ter fonte menor que 24;
Note que fontes sans-serif (e.g., Arial, Helvetica) são mais fáceis de ler do que as fontes serifadas (e.q., Times Roman);
Use fontes comuns tanto quanto possível. Para ppt incorpore (embed) as fontes especiais na apresentação;
Evite sentenças completas e texto excessivo em geral. Itens com bullets e palavras-chave são preferíveis. Lembre-se que os slides são apresentados como suplemento á sua fala, e não o contrário;
Evite usar mais de dois gráficos ou ilustrações por slide;
Evite o uso excessivo de animações e cores;
Escolha bem a quantidade de slides para não exceder o tempo de apresentação, consideração como média 03 minutos na apresentação de cada slide;
Fique de frente para sua audiência na maior parte de apresentação e interaja com a mesma;
O tempo máximo para a apresentação será de 15 min.
No máximo, duas pessoas podem apresentar o trabalho;
Deixe tempo adequado para os questionamentos, conforme orientação do coordenador da sessão;
O plano de fundo será enviado ao palestrante após seu resumo aprovado.


INFORMAÇÕES

Cada palestrante terá 15 min para apresentar seu trabalho, e mais 05 min para comentários e questionamentos.
Pelo menos um autor deve realizar inscrição no evento para apresentar seu artigo.
Não serão aceitos artigos/trabalhos enviados fora das datas de envio estipulados, salvo se os prazos forem prorrogados.
A ordem e os dias das apresentações serão divulgados no dia 07/07/2015
Os autores que não apresentarem seus trabalhos não receberão certificado, e assim, não concorrerão às premiações

CINEARQ

Este é um espaço lúdico, que tem o objetivo de mostrar trabalhos audiovisuais produzidos pelos estudantes de arquivologia.
Se você deseja participar, deve seguir às regras abaixo:
O formato do vídeo deverá ser executado no Windows Media Player;
O tema do vídeo não precisa ser referente aos eixos temáticos, porém deve estar relacionado à Arquivologia;
O vídeo dever ser autoexplicativo;
Para apresentação serão aceitos até 05 autores – apenas os autores do vídeos receberão certificado;
O tempo de apresentação será de até 10 minutos, e mais 05 minutos para comentários e questionamentos;
Serão aprovados os melhores 05 vídeos, tendo como critérios de avaliação: conteúdo, objetividade, clareza, concisão e grau de relação com a Arquivologia.

Modelo para Submissão dos Trabalhos (Clique Aqui)


Em função da prorrogação do prazo para submissão dos trabalhos o resultados dos resumos aprovados serão apresentados no dia 14/05/2015, consequentemente o envio de trabalho completo terá nova data.
Agradecemos a compreensão de todos.
Atenciosamente,
Comissão Científica do XIX ENEArq.


 


JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment